Dia da Hipertensão

No dia Nacional do combate à hipertensão arterial (“pressão alta”), Dr. Pedro Duccini Trindade, nosso diretor técnico, esclarece o que é verdade e o que é mito quando se fala deste assunto.

Mitos e Verdades:

  • Pressão alta dá dor na nuca ou na cabeça? Não. O que ocorre é exatamente o contrário: a dor, em qualquer parte do corpo (incluindo a cabeça), libera quantidades variáveis de adrenalina no sangue, fazendo com que a pressão se eleve. Portanto, tratando-se a dor, a tendência da pressão é de controlar.
  • Pressão alta dá algum sintoma? Geralmente os sintomas são sérios como infarto (ataque cardíaco)  e AVC (derrame). Por isso, não podemos esperar sentir alguma coisa para pensar que a pressão está alta. A consulta periódica com seu médico possibilitará o diagnostico precoce da hipertensão arterial e o seu tratamento, evitando assim consequências desastrosas à saúde.
  • Por que minha pressão no consultório é alta e em casa é normal? Algumas vezes, a ansiedade gerada em uma consulta médica faz com que a pressão se eleve no consultório, estando normal fora dele. Damos o nome de “Hipertensão do Avental Branco”. Esta pessoa na verdade não tem hipertensão, mas fica hipertensa somente durante a consulta médica ou em momentos de tensão. Existem trabalhos evidenciando que estas pessoas têm uma tendência maior a se tornar hipertensos no futuro.
  • A pressão arterial pode variar durante o dia? É normal a variação dos níveis pressóricos ao longo do dia, mas deve sempre respeitar um valores médios dentro da normalidade.
  • Pressão alta tem cura? Não. Na imensa maioria dos casos a hipertensão não tem cura, mas tem tratamento. O importante é manter os níveis pressóricos controlados através de hábitos saudáveis de vida e medicações, para que o organismo não sofra os danos desta doença.
  • Podemos confiar nos aparelhos digitais? Sim. É muito importante que a medida da pressão seja feita obedecendo determinadas regras e que os aparelhos sejam calibrados de tempos em tempo. Vale a pena levar o aparelho na consulta com o médico, pois poderá comparar os valores medidos entre o seu aparelho e o do médico.

A hipertensão arterial SILENCIOSAMENTE ataca diversos órgãos de nosso corpo, mas principalmente o coração e o cérebro, sendo o principal fator de risco para infarto e AVC. Em geral, a doença se instala entre os 30 e 60 anos de idade. Vá ao seu cardiologista ao menos uma vez por ano, pois o mal pode estar presente e o primeiro sintoma pode ser fatal.