A asfixia (engasgo forte) é um tema cada vez mais frequente entre os noticiários. Isso porque, além de muito comum, pode levar a morte em poucos minutos. A maior parte das vitimas são bebês e crianças, que frequentemente levam diferentes objetos à boca, aumentando a chance do engasgo acontecer.

O que é?

A asfixia ocorre quando um objeto (dente, moeda, brinquedos, pedaços de alimentos, entre outros) é engolido e, ao invés de descer pela via digestiva, cai nas vias aéreas e a obstrui. Quando isso ocorre, o ar pode não chegar nos pulmões ou chegar com dificuldade, resultando em intensa falta de ar. Se nada for feito para desobstruir a via aérea, em poucos minutos o coração pode parar e a vítima morrer.

Como reconhecer?

Em bebês e crianças muito pequenas o  diagnóstico de obstrução completa das vias aéreas pode ser mais difícil de ser feito, uma vez que os sinais podem ser mais sutis e o bebê pode não conseguir chamar a atenção para o quadro. Em geral suspeitamos de asfixia quando o bebê apresentar:

  • Incapacidade de chorar
  • Dificuldade de respirar
  • Ruídos Agudos
  • Troca de ar deficiente
  • Tosse fraca e ineficaz

 

O que fazer?

Em bebês e crianças muito pequenas a abordagem da asfixia se faz intercalando dois tipos de manobras, a saber:

Manobra 1:

  • Ajoelhe-se ou sente-se
  • Segure o bebe com uma das mãos, com a barriga voltada para baixo. Com a mão apoie e sustente seu rosto, enquanto com braço apoie o seu corpo. Deixe a cabeça ligeiramente mais baixa que o corpo. Dê até 5 pancadinhas no meio das costas do bebê usando o calcanhar da outra mão. (Figura 1)

asfixia 2

Manobra 2:

  • Após as 5 pancadinhas, segure sua cabeça com a mão que está livre, proteja as costas da vítima com o seu antebraço, e vire-a de barriga para cima, utilizando a sua coxa como apoio para a manobra.
  • Mantendo mais uma vez a cabeça mais baixa que o corpo, utilize dois dedos da mão que agora esta livre para comprimir o tórax da vítima. Faça 5 compressões rápidas e fortes sobre a metade inferior do osso esterno, que fica no centro do tórax. (Figura 2)

asfix

Repita as duas manobras consecutivamente até que o objeto seja expelido.

A Viva Coração, com o projeto Escola do Coração, tem levado estes e outros ensinamentos para os escolas de toda a região. Se a sua escola ainda não recebeu nosso treinamento, entre em contato conosco.