dez minutos

Dez minutos… apenas 0,16 horas ou se preferirem, 600 segundos…

Tempo suficiente para esquentar um pedaço de pizza, ler uma matéria no jornal ou quem sabe caminhar até o parque… Tempo máximo para salvar uma vida!!!

Assim que o coração pára, os órgãos como cérebro, pulmões, rins e o próprio coração, passam a não receber mais nutrientes e oxigênio. Caso nada seja feito, em poucos minutos ocorre a falência destes órgãos e, consequentemente, a morte.  Grandes estudos na área médica evidenciaram que a cada 1 minuto que o coração está parado, reduzimos em 7 a 10% as chances da vitima voltar à vida. Portanto, em 10 minutos, já temos quase 100% de chances da vitima ter evoluído para morte.

E o que fazer?

O primeiro passo ao constatar uma suposta parada cardíaca é sempre chamar ajuda. Ligar para 192 e pedir socorro.

Mas infelizmente só isso não é suficiente. O tempo médio da chegada de uma ambulância em uma cidade de pequeno porte, é de 15 minutos. Em cidades maiores, este tempo é ainda maior.

Por isso, não podemos ficar de braços cruzados. VOCÊ TEM APENAS DEZ MINUTOS PARA INICIAR AS COMPRESSÕES TORÁCICAS E SALVAR UMA VIDA!  Se tiver um desfibrilador externo automático (DEA) à mão e souber usar, use-o.

Nós, da Viva Coração, ensinamos que qualquer um pode salvar uma vida. Independente da idade, nível de escolaridade ou profissão, mostramos que com manobras simples é possível devolver a vida à alguém.