frio e o coracaoNos meses de inverno aumentam os casos de infarto agudo do miocárdio (ataque cardíaco) em todo o mundo. Estudos apontam para um aumento de cerca de 20 a 40% dos casos. Estima-se que para cada redução de 1 grau Celsius, ocorrem cerca de 200 infartos, somente no Reino Unido. Os grupos de pessoas mais vulneráveis são aqueles sabidamente portadores de doença cardíaca e os idosos.

Durante as baixas temperaturas o corpo humano lança mão de diferentes mecanismos para manter o sangue aquecido. Dentre eles destaca-se a vasoconstricção, mecanismo pelo qual os vasos sanguíneos tornam-se mais estreitos (contraídos), a fim de aumentar a atrito do sangue e, consequentemente, elevar a temperatura corporal. O aumento da frequência cardíaca é outra maneira utilizada pelo corpo.

Tanto a vasoconstricção quanto a elevação da frequência cardíaca resultam no aumento da pressão arterial. Somam-se a isso o fato do sangue, exposto a baixas temperaturas, tornar-se mais viscoso e coagular com mais facilidade. Todos estes mecanismos exigem um maior trabalho do coração, facilitando a ocorrência de infarto, principalmente nos grupos de risco. Arritmias cardíacas, crises de pressão alta e insuficiência cardíaca (coração fraco) também se tornam mais frequentes nesta época.

Outros fatores que contribuem para o aumento das doenças cardíacas no inverno são a maior injesta de sal e alimentos gordurosos nos dias frios, além da redução da atividade física.

Assim, para proteger o seu coração neste inverno, siga algumas de nossas dicas:

– Evite exercitar-se no inicio da manha ou a noite, quando a temperatura está mais baixa;

– Mantenha a ingesta de frutas, legumes, verduras e alimentos pobres em gorduras;

– Evite injesta excessiva de sal;

– Agasalhe-se adequadamente;

– Àqueles que possuem pressão alta, colesterol alto, obesidade ou diabetes, devem passar rotineiramente com um médico cardiologista;

– Aproveite o clima para parar de fumar;

– Ao menor sinal de que algo errado está acontecendo (dor no peito, palpitações, falta de ar, desmaios, tonturas) procure imediatamente um médico.