Romã

O Romã é um fruto originário da região do Oriente Médio, que cresce em regiões áridas. Existem dois tipos de romã podem ser encontrados: a vermelha e a amarela. A vermelha é uma variedade canadense e a segunda é nacional.  Percebe-se na vermelha menor quantidade de sementes e a casca mais fina, enquanto que a amarela, possui maior quantidade de sementes e a casca mais grossa. No sabor parece não haver diferenças, custando, entretanto a vermelha cerca de 50 a 60% mais do que amarela. A produção do fruto se dá no período de setembro a fevereiro. Pode ser consumida in natura e na forma de sucos ou extrato 

Características Nutritivas:

  • A romã é composta por 80 por cento de água e 17 por cento de açúcares, destacando-se a sua elevada composição em substâncias polifenóis, que além de protegerem a planta e dar-lhe cor a aroma;
  • 100 gramas da fruta fornecem 62 kilocalorias;
  • Rica em Vitamina C e beta caroteno, cálcio e ferro;

 

Antioxidante Natural: 

  • A polpa, sementes e suco da Romã apresentam compostos fenólicos como antocianinas, quercitina, ácidos fenólicos e tanino, atuando como: atenuantes de fatores aterogênicos, modulação das respostas inflamatórias e flavonóides, atividade inibitória de enzimas oxidantes, como ciclooxigenase e lipogenase.
  • Os extratos aquosos da polpa e das sementes são mais eficazes na sua propriedade antioxidante
  • Estudos científicos comprovam que o sumo de romã contém a mais alta capacidade antioxidante, quase três vezes mais que o vinho tinto e o chá verde;

 Modo de preparo:

  • O fruto é consumido fresco e o suco feito com as sementes;
  • Cortar a fruta ao meio e colocá-la virada em um prato. Bater ligeiramente por cima, para que caiam as suas sementes;
  • Retirar as películas brancas que não são comestíveis;
  • Para fazer suco, cortar a fruta e espremer como uma laranja. Coar o suco.
  • No Oriente Médio, a romã é usada na culinária regional em pratos salgados, no preparo de almôndegas e peixes recheados e em saladas com berinjela.

 Recomendação:

  • Romã in natura – 1 a 2unidades/dia
  • Extrato de romã – 350mg – 1 a 2xdia

Respostas a Perguntas:

– Quais são os benefícios da romã?

A romã pode ser considerada um alimento funcional, por conter substâncias com atividades biológicas que podem estar envolvidas na prevenção de doenças e na promoção da saúde, além de aspectos nutricionais básicos. Sua principal substância são os polifenóis (antocianinas, quercitina, ácidos fenólicos e tanino e flavonóides – um conjunto de substâncias naturais denominadas compostos fenólicos) que ajudam a promover um melhor funcionamento dos vasos sanguíneos, tendo efeito cardioprotetor por agirem principalmente diminuindo a fração LDLcolesterol, também conhecido como o colesterol “ruim”.

Por ser rica em polifenóis, estudos científicos comprovam que o sumo de romã contém a mais alta capacidade antioxidante, quase três vezes mais que o vinho tinto e o chá verde.

– Como ela deveria entrar na nossa dieta? Quantidade…

A romã in natura deve ser consumida se possível todos os dias, no seu período produtivo (setembro a fevereiro). Podendo ser ingerida em média de 1 a 2 porções ao dia, devendo-se variar o consumo com as outras frutas da época preferencialmente ricas em polifenóis, tendo como objetivo ingerir a recomendação de no mínimo 3 porções de frutas ao dia. Estudos demonstram que a a adoção da recomendação diária de frutas e hortaliças (3 a 5 porções ao dia) representa um aumento de 16 vezes na disponibilidade nacional de polifenóis.

Já o extrato de romã, a recomendação se usado sozinho, é de 350mg_1 a 2x/dia.

Ressalta-se que ainda não há recomendação quanto a quantidade diária recomendada para o consumo de polifenóis, porém o que esta sacramentado é que alimentos contendo polifenóis devem fazer parte da nossa dieta diária.

Entretanto, o consumo sugerido para polifenóis seria o equivalente ao consumo diário de 30mg/dia, ou seja, uma taça pequena de vinho tinto, 100g de cebola, uma porção de frutas vermelhas, 60g de chocolate ou cerca de 2 litros de chá por dia”.

– Quais os benefícios para as mulheres?

Por sua propriedade nutricional, a romã é benéfica para homens e mulheres, porém mulheres podem tornar-se mais beneficiadas, pois os polifenóis tem ação antioxidante (diminuem a oxidação celular inerente ao processo de envelhecimento natural) muito ativa na pele. A presença dos polifenóis inibem as enzimas colagenase e elastase que quebram o colágeno e a elastina, melhorando dessa forma a flacidez e elasticidade da pele, auxiliando inclusive nos processos inflamatórios de primeiro e sgundo grau, como a celulite, tão temida pelas mulheres.

– Quais as sugestões de receitas que podemos inclui-la? 

A fruta pode ser consumida in natura, em saladas por ex. ou em saladas de frutas.

O suco da fruta pode ser reduzido para preparo de molhos, que servem de acompanhamento para preparações doces e ou salgados como peixes,  ou como ingrediente principal em almôndegas, entre outros.

 Por:  Nutricionista Me. Andréa Mattos Pinchell –  CRN 10993